2014 - GABINETE DO DESENHO

Desenho, esquema, esboço, bosquejo, projeto, debuxo ou o desenho como forma de pensamento.

Curadoria e texto Agnaldo Faria

"... Coladas à realidade, as visões de Carla Caffé: um conjunto de alguns dos prédios mais significativos da cidade, não necessariamente em razão de seus predicados arquitetônicos, mas também dos laços afetivos que um e outro logram estabelecer com seus habitantes. Convertida em desenhos, cada construção tem sublinhada suas particularidades, como que demonstrando qual o aspecto que lhe garante sua personalidade, prova simultânea do desenho como prática de ver melhor, para quem o faz e para quem o contempla.
...
Concebida como uma das duas exposições com as quais se inaugura o Gabinete do desenho, desenho esquema esboço bosquejo proejeto debuxo tem por objetivo indicar a extensão do escopo da nova instituição, dedicada exclusivamente à conservação, ao estudo e à difusão do desenho, compreendido além do âmbito das linguagens artísticas tradicionais, no qual tem lugar entre a pintura, escultura e gravura. Embora admitido como fonte dessas outras expressões, afinal não há artista que não projete ou anote suas idéias sob forma de rabiscos, garatujas, esboços e por aí vai, o desenho que comumente é exposto nas paredes  de museus e galerias é aquele considerado como um fim em si mesmo, e não como parte de um processo mais longo e intrincado. Nessa primeira direção enquadram-se os margistrais desenhos de Rubens, Van gogh, Seurat, os papéis de Matisse e Miró, como também as linhas despojadas de Tarsila, a complexa tessitura de Adrianne Gallinari, os recortes que Carla Caffé efetua na paisagem paulista. Todos esses são admitidos como obras em si mesmos, e não como passagem para algo maior e mais elaborado…
... é facil compreender por que, desde sua abertura, os curadores do Museu Reina Sofia, de Madri, expõe, na antessala onde hoje está o monumental Guernica , os inúmeros esboços que levaram até o resultado final. Os desenhos preparatórios são apresentados ao lado de fotografias e filmes concernentes ao processo de idealização e fabrico de uma das obras mais celébres do artista espanhol. Os estudos, as várias opções plásticos- formais, comparecem valorizados na condição de peças de um quebra cabeça sem o qual não teria chegado onde chegou. Além de apresentar desenhos cujo propósito encerra-se neles mesmos, como é o caso de Caffé, Gallinari e Arnaldo Antunes, desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo destaca os desenhos relacionados a processos, aqueles que atuam como centelha geradora dos passos subsequentes mediante os quais as obras vêm a existir. O desenho como ícone, índice e simbolo, percorrendo, portanto, as três variantes dos signos …"

Anterior
Anterior

CINE SESC

Próximo
Próximo

SESC SANTANA